Principal: História

Mensagem do dia!

Paroquia Nossa Senhora do Rosário

Primeira Igreja de N. Sra. do Rosário construída pelos escravos em 1845 e que foi demolida em 1913. Pintura de Aurélia RubiãoHistória

A Igreja do Rosário nasceu em 1845, à Avenida Rio Branco. Construída por escravos, foi a primeira igreja de Varginha em que se permitia a presença deles em seu recinto. Também foi a primeira igreja da cidade dedicada a Virgem Maria.

Durante quase 70 anos permaneceu no mesmo lugar, preservando os traços arquitetônicos originais e os sinais da fé dos escravos. Em 1913, a igreja foi derrubada. Uma nova foi erguida onde hoje é o VTC – Varginha Tênis Clube, permanecendo no local até 1942. No dia 9 de agosto daquele ano, sua estrutura foi definitivamente transferida para a Praça Melo Viana. No início dos anos 80, a Igreja passou por uma grande obra de restauração e ampliação, sendo reinaugurada em 1981, preservando esse formato até os dias atuais.

Diocese da Campanha: tecendo redes de comunidades na força da Palavra.

A Igreja do Rosário pertence à Diocese da Campanha.

Campanha é a cidade mais antiga do Sul de Minas Gerais, fundada em 1737. Assim como muitas cidades mineiras, deve seu nascimento aos bandeirantes paulistas e à corrida pelo ouro. O município campanhense, dito "berço do Sul de Minas", atualmente, é referência católica da região.

A Diocese da Campanha foi criada pelo Papa Pio X, no dia 8 de dezembro de 1907. Ela faz parte do Regional Leste II da CNBB, que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. À Diocese campanhense pertencem mais de 60 paróquias distribuídas em 49 municípios sulmineiros.

O bispo titular da Diocese de Campanha é Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho. Natural de Manteigas, Portugal, foi ordenado Bispo em Campanha, no ano de 1998, sendo o sexto bispo pertencente à diocese. Seu lema episcopal é "Servir com alegria".